English
- +

04/10/2013

IATS e governo uruguaio concluem etapa de colaboração em pesquisa

A série de encontros presenciais para colaboração entre pesquisadores do Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde (IATS) e representantes do Ministério de Saúde do Uruguai foi concluída nesta sexta-feira (4/10), com oficina sobre avaliação de custo-efetividade, na sede do IATS, em Porto Alegre. Durante a tutoria apresentada na forma de oficinas, os profissionais uruguaios tiveram acesso a conhecimentos que poderão amparar e qualificar a tomada de decisões na gestão de Saúde Pública do seu país.

Os encontros, cujo objetivo foi conceder suporte técnico-científico para o Ministério da Saúde do Uruguai na condução de avaliações econômicas em saúde, ocorreram anteriormente nos meses de fevereiro, abril e junho, sempre na Capital gaúcha. Neles, os pesquisadores selecionados pelo IATS ensinaram e orientaram os uruguaios a utilizarem o conhecimento desenvolvido no Instituto para a promoção de avanços no desenvolvimento de suas análises econômicas, com estímulo à autonomia desses técnicos nas ações futuras.

Conforme a pesquisadora do IATS, Luciane Cruz, a colaboração concretiza metas do Instituto como disseminar o conhecimento, fortalece a internacionalização do IATS como instituição de pesquisa e ajuda a consolidar a rede de pesquisadores. "Além de propagar o uso da ATS como ferramenta de gestão", salienta Luciane.

Participaram do programa pelo IATS os Drs. Rodrigo A. Ribeiro, Steffan Frosi Stella, André Luis Ferreira Da Silva, Eduardo Gehling Bertoldi, além da Dra Luciane Cruz. Eles foram coordenados pela Dra. Carisi Polanczyk. Os representantes uruguaios foram Alejandra Croci, Nicolás González Vacarezza, Ana Deminco e Rafael Alonso.

GRUPO: Rafael (E), Jeruza, Ana, Steffan, Alejandra e Nicolás

TUTORIA: ocorreu na sede do IATS, no Centro de Pesquisa Clínica (CPC) do HCPA

Texto e edição Luiz Sérgio Dibe

Fotos de Angélica Zanotto