English
- +

02/02/2010

Grupos de pesquisa do IATS na Organização Pan-Americana da Saúde

A qualidade dos estudos e dos pesquisadores que compõem o IATS deu origem a mais um reconhecimento internacional. Recentemente, os grupos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ/IATS, coordenado pelo Dr. Prof. Denizar Vianna Araujo, e da Universidade de São Paulo - USP/IATS, liderado pela Dra. Profa. Maria Novaes, foram selecionados como Centro de Excelência da PAHO/WHO, para estudos de análise de decisão de vacinas.

Centro de Excelência é o nome que a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) adotou ao escolher grupos de pesquisa que considerou com maior qualificação na área de avaliações econômicas em vacinas. A pesquisadora explica de que forma o processo de seleção ocorreu. “Foi solicitado pelos responsáveis da ProVac Initiative, da OPAS, que grupos de pesquisa que eles detectassem como tendo produção na área de avaliação econômica em vacinas preenchessem um formulário descrevendo suas atividades e, com base nessas informações, foram escolhidos seis centros: dois no Brasil, dois na Colômbia, um na Argentina e um no México”.

Esta conquista, ressalta a doutora, trará a possibilidade de compartilhar conhecimentos, expertises e experiências com outros grupos de pesquisa, além da participação de projetos conjuntos definidos como de interesse para a OPAS. Apoio logístico, financeiro e maior visibilidade são outros aspectos que na opinião dela irão agregar aos grupos do IATS selecionados. Os professores Denizar Araújo e Maria Novaes são membros do comitê gestor do IATS.