English
- +

08/08/2011

CardioMóvel : Atendimento móvel permite a realização de exames cardiológicos complementares com menor tempo de espera ao paciente

O projeto em fase de implementação na cidade do Rio de Janeiro, conta com a parceria do IATS com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ). O Assessor de Gabinete da SMSDC-RJ e coordenador de projetos, Fabio Tuche, explicou a importância desta nova iniciativa para os gestores de saúde.
 
1. Como funciona o CardioMóvel?

Atualmente as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil. O projeto visa avaliar o impacto positivo da disponibilização de uma solução móvel, que permita a realização de exames cardiológicos complementares (eletrocardiograma, ecocardiograma e teste ergométrico) no atendimento a pacientes acompanhados em unidades de atenção primária da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, as Clínicas da Família.

2. Há intenção de ampliar o projeto, quais são as expectativas?

A ampliação do projeto dependerá dos resultados obtidos. A expectativa é de um menor tempo de espera para a realização dos exames cardiológicos, com aumento da satisfação dos pacientes atendidos nas Clínicas da Família.

3. Qual a importância desta iniciativa para os gestores de saúde?

 Tal iniciativa é fundamental para uma futura decisão sobre a incorporação desta solução móvel na rede assistencial, a qual depende de uma comprovação de custo-efetividade e/ou custo-utilidade.


Jornalista responsável: Bruna Repetto