English
- +

12/05/2011

13ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe

12 milhões de brasileiros já se vacinaram na 13ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. O número representa 50% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que pretende vacinar 24 milhões de pessoas até 13 de maio, quando termina a campanha.

A composição da vacina contra influenza é determinada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a cada 6 meses. A vacina trivalente (2 cepas de influenza A e uma cepa B) é baseada na vigilância epidemiológica das cepas virais circulantes no mundo. Em 2011, não foi detectada modificação significativa nas cepas virais circulantes, por isso a composição da vacina que está sendo utilizada no hemisfério sul (e no Brasil) é a mesma da vacina trivalente utilizada em 2010 - Vírus similar ao vírus influenza A/Califórnia/7/2009 (H1N1), a cepa pandêmica 2009; Vírus similar ao vírus influenza A/Perth/16/2009 (H3N2) ; Vírus similar ao vírus influenza B/Brisbane/60/2008. 

- Mesmo sendo a mesma vacina, as pessoas que têm indicação e que foram vacinadas no ano passado, devem ser revacinadas. Isso porque os anticorpos diminuem com o passar do tempo - afirma Ana Marli.

Segundo o último boletim da OMS, de 21 de abril, nesse momento, a atividade da influenza é baixa em todo mundo. Porém, durante a última estação de influenza (inverno de 2010-2011 do hemisfério norte), a influenza A (H1N1) pandêmica de 2009 foi responsável por 90% das hospitalizações por influenza na Europa, por exemplo. No Brasil, a vacinação continua sendo recomendada e indicada para idosos e indígenas. Este ano, pela primeira vez, foram incluídos três novos grupos: crianças (de 6 meses a menores de dois anos), mulheres grávidas em qualquer fase da gestação e trabalhadores dos serviços de saúde.

 

Confira o último boletim da OMS

 

 

Jornalista responsável: Bruna Repetto