English
- +

14/05/2009

CNPq participa de lançamento do Instituto de Pesquisa para avaliar tecnologias em saúde

A vice-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), Wrana Panizzi, participou nesta quarta-feira (14/05), do lançamento do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Avaliação de Tecnologia em Saúde (INCT-ATS), em Porto Alegre. No encontro, organizado pela Administração Central do Hospital de Clinicas de Porto Alegre (HCPA), o diretor da Secretaria de Ciências, Tecnologias e Insumos Estratégicos, do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães realizou uma conferência sobre “Políticas do Ministério da Saúde para Pesquisa”.

O novo Instituto busca ser uma grande referência na produção de orientações e avaliações críticas de tecnologias em saúde, com resultados e produtos nas áreas científica, tecnológica, de formação de recursos humanos e disseminação de conhecimentos. Realizando pesquisas em áreas como doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, diabetes e HIV/ AIDS, o IATS pretende se transformar em um pólo nacional de desenvolvimento de tecnologias para o Sistema de Saúde brasileiro.

Além do Hospital Clinicas de Porto Alegre e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o IATS conta com o envolvimento de pesquisadores de diferentes centros de estudo, como Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Goiás, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Pernambuco, Universidade Federal de São Paulo e Hospital do Coração.

Fonte: CNPQ