Variabilidade glicêmica como preditor de comportamentos de risco em simulador de direção em pacientes com diabetes mellitus tipo 1
Apresentação
Hipoglicemia significa baixos níveis de glicose sanguínea decorrente do tratamento com insulina em pacientes portadores de diabetes mellitus tipo 1. Níveis severos de hipoglicemia podem provocar redução do nível de consciência no indivíduo, razão pela qual atividades de vida diária que envolvam risco, como o ato de dirigir, merecem atenção especial de equipes de saúde. Sendo assim, a hipoglicemia no paciente com diabetes mellitus tipo 1 pode ser considerada importante fator de risco para acidentes de trânsito nessa população, ocorrendo em até 52% destes, podendo determinar mortalidade, inclusive de terceiros. Pacientes com diabetes mellitus tipo 1 apresentaram incidência de 19% de acidentes automobilísticos durante dois anos de avaliação retrospectiva, o que representou maior frequência de eventos quando comparados a pacientes com diabetes mellitus tipo 2 ou com grupo controle. Essa população em estudo também demonstrou maior número de violações de trânsito, hipoglicemia com redução de consciência, necessidade de auxílio na direção ou mesmo episódios de hipoglicemia leve quando comparada aos grupos controle. Entretanto, não existe na literatura médica um valor mínimo ou máximo de glicemia considerado seguro para dirigir. Em portadores de diabetes, os simuladores de direção já vêm sendo usados por Daniel Cox e colaboradores há quase duas décadas para avaliar como a glicemia interfere nos comportamentos do condutor.
O projeto tem como objetivo avaliar o impacto de alterações glicêmicas (hipoglicemia, hiperglicemia ou alta variabilidade glicêmica) como possíveis preditores de comportamentos de risco em condutores com diabetes mellitus tipo 1 em simulador de direção; Conhecer características da população alvo (pessoas com DM tipo 1) que possam auxiliar na avaliação dos pacientes com DM tipo 1 em real risco na direção; Avaliar níveis de hipoglicemia e frequência de episódios que determinem alterações comportamentais de risco durante a direção; Avaliar níveis de hiperglicemia e frequência de episódios que determinem alterações comportamentais de risco durante a direção; Avaliar níveis de variabilidade glicêmica e frequência de episódios que determinem alterações comportamentais de risco durante a direção.
Foram incluídos 60 participantes na pesquisa, dos quais, 9 não concluíram o protocolo. Os dados coletados dos 51 participantes que concluíram a fase de coleta de dados encontram-se em análise estatística para posterior publicação de resultados.
Status: Em andamento |
Início: Janeiro/2023 Conclusão Prevista: Setembro/2027 |
Eixo temático: Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus, Obesidade, Terapias Eixo metodológico: Pesquisas Epidemiológicas |
Fonte de Fomento: FIPE/HCPA |
Instituição coordenadora: UFRGS |
Coordenador: Beatriz D. Schaan (UFRGS/HCPA) Integrantes: Rafaela Fenalti Salla (UFRGS/HCPA) |