Análise econômica das internações por COVID-19 no Brasil: estratégias para remuneração no sistema público e saúde suplementar

Apresentação

Os recursos são finitos e, por isso, o sistema de saúde precisa operar com eficiência para que possa atender a uma maior parcela da população com qualidade e segurança sem causar um colapso. A doença causada pelo SARS-COV-2 (COVID-19) evidenciou a relação constante entre saúde e economia e para que ao longo do tempo a assistência em saúde se mantenha de forma sustentável, é necessário conhecer o custo que o tratamento hospitalar representa para as instituições, e a partir desta informação propor estratégias de reembolso nas perspectivas de saúde pública e saúde suplementar que reflitam a realidade brasileira.

Como continuidade ao projeto Registro hospitalar de pacientes com doença causada pelo SARS-CoV-2, este estudo tem por objetivo gerar informações sobre custo real e seus determinantes do manejo de pacientes com SARS-COV-2 para subsidiar cientificamente estratégias de reembolso em formato de bundled nas perspectivas de saúde pública e suplementar.

O estudo contempla a análise de custos reais por técnica de microcusteio para criar os valores de referência de custos considerando as comorbidades e complexidade clínica dos pacientes. Foram analisados dados de consumo de recursos pelos pacientes internados com SARS-COV-2 nos hospitais participantes do projeto de Registro hospitalar de pacientes com doença causada pelo SARS-CoV-2 a partir de revisão de evoluções clínicas e de dados administrativos da instituição. Foram coletados dados financeiros e institucionais por meio de formulários disponibilizados às instituições. A união dos bancos de dados do registro clínico, financeiros e de consumo de recursos por paciente formou então a base de dados de análise de custos reais hospitalares no Brasil.

Com a finalização dessas etapas, as análises de estatística descritiva e comparações entre grupos, utilizando análise multivariada de dados, serão utilizadas para identificar valores de referência de custo hospitalar. Adicionalmente, os Diagnosis-related groups (DRG) estabelecidos para tratamento de infecção das vias aéreas superiores serão usados para classificar os pacientes em nível de risco e consumo de recursos para a proposição de um bundled de pagamento para o SARS-COV-2 no Brasil. A definição dos bundles por classificação de DRG contemplará a expectativa de desfechos clínicos e de processo. Faixas de remuneração serão atribuídas para cada nível de classificação e desempenho esperado em desfechos clínicos e de processo. Paralelamente, a literatura de proposição de modelos de remuneração para o tratamento do SARS-COV-2 (COVID-19) será continuamente monitorada para que o modelo brasileiro se assemelhe a de outros países.

Uma plataforma de Business Intelligence será desenvolvida para proporcionar a acessibilidade das informações à população e aos gestores de saúde, e o protocolo de orientação de coleta de dados para análises de custos será disponibilizado online para uso em múltiplos centros no país. Além dos produtos entregues, as informações geradas pelas etapas já concluídas pelo estudo, e posteriormente as demais etapas, foram documentadas em formato de artigos científicos, permitindo que as informações econômicas brasileiras sejam consultadas internacionalmente e possam orientar estratégias sustentáveis de gestão econômica do tratamento do SARS-COV-2 (COVID-19) em múltiplos países.

Workshop: Custos COVID-19 – O impacto da pandemia no sistema público e saúde suplementar 

O Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde – IATS promoveu, no dia 28 de junho, o workshop: “Custos COVID-19 – O impacto da pandemia no sistema público e saúde suplementar”. O evento reuniu pesquisadores participantes do projeto, tendo como objetivo apresentar a metodologia utilizada na análise de dados e os resultados obtidos.

A discussão dos achados permitiu a troca de ideias e experiências entre os pesquisadores, enriquecendo a análise dos resultados e fomentando a interação entre pesquisadores de diferentes hospitais. A publicação da pesquisa será realizada nos próximos meses com a contribuição de todos os pesquisadores.

Participaram do workshop profissionais dos hospitais Grupo Hospitalar Conceição, Hospital de Clínicas de Pernambuco, Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Hospital Moinhos de Vento, Hospital São Lucas da PUCRS e Hospital Tacchini.

Publicações relacionadas:

Cardoso, R.B., Marcolino, M.A.Z., Marcolino, M.S. et al. Comparison of COVID-19 hospitalization costs across care pathways: a patient-level time-driven activity-based costing analysis in a Brazilian hospital. BMC Health Serv Res 23, 198 (2023). https://doi.org/10.1186/s12913-023-09049-8. Link.

Status: Em andamento
Início: Maio/2020

Conclusão Prevista: Agosto/2024
Eixo temático: Doenças Infecciosas e Tropicais Serviços de Saúde e Políticas Públicas

Eixo metodológico: Análises Econômicas
Fonte de Fomento:
IATS (FAPERGS)
CNPq
Instituição coordenadora:
IATS

Instituições participantes:
Hospital das Clínicas de Porto Alegre
Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo
Hospital das Clínicas da Universidade de Pernambuco
Hospital Moinhos de Vento
Hospital Tacchini
Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (PROCAPE)
Hospital SOS Cárdio
Hospital Regional do Oeste
Hospital Nossa Senhora da Conceição. 
Harvard Business School
Coordenação: 
Carisi Anne Polanczyk


Integrantes:
Ana Paula Beck da Silva Etges
Ricardo Bertoglio Cardoso

Miriam Zago Marcolino
Luciana Rodrigues de Lara
Karen Brasil Ruschel
Milena Marcolino
Junaid Nabi
Syed Shehab


Pesquisadores nos hospitais participantes: 
Ana Paula Coutinho (Hospital de Clínicas de Porto Alegre)

Andriele Abreu Castro (Hospital Moinhos de Vento)
Elayne Crestani Pereira (Hospital SOS Cárdio de Florianópolis / Dissertare Assessoria Científica / Universidade do Sul de Santa Catarina)
Fernando Anschau (Grupo Hospital Nossa Senhora da Conceição)
Filipe Carrilho (Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco)
Giovanna Vietta (Hospital SOS Cárdio de Florianópolis)
Gisele Alsina Nader Bastos (Hospital Moinhos de Vento)
Joanna d’Arc Lyra Batista (Universidade Federal da Fronteira Sul)
José Miguel Chatkin (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)
Juliana da Silva Nogueira Carvalho (Universidade Federal de Pernambuco)
Leila Moreira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Luciana Haddad (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina Universidade de São Paulo)
Luciane Kopittke (Grupo Hospital Nossa Senhora da Conceição)
Maiara Floriani (Hospital Moinhos de Vento)
Marília Teixeira de Siqueira (Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco – PROCAPE)
Patrícia Ziegelmann (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Petrônio José de Lima Martelli (Universidade Federal de Pernambuco)
Roberta Pozza (Hospital Tacchini)
Umbelina Cravo Teixeira Lagioia (Universidade Federal de Pernambuco)
Compartilhe:

Em Andamento